quinta-feira, julho 05, 2007

O Imbecil

Ouvi o António Costa, um dos milhares de candidatos à câmara de Lisboa, dizer ter um plano para fazer regressar jovens famílias a Lisboa. A ideia é então renovar o parque escolar e infraestruturas adjacentes. Segundo ele, esta é a principal causa de abandono da cidade por estas populações. Vou só pôr por outras palavras para não deixar dúvidas do que estamos a falar. Os problemas de abandono da zona nobre da cidade e a migração de famílias jovens para os subúrbios resolvem-se com obras nas escolas e pavilhões.

Tentar adjectivar esta ideia esbarra na completa imbecilidade da mesma. Este senhor candidato (o mesmo que fez a corrida burro/Ferrari na calçada de Carriche, segundo me lembraram) é desprovido de qualquer capacidade de análise e juízo da realidade. Então ao se fazerem obras nas escolas, degradadas por um êxodo sucessivo das novas gerações, as famílias vão regressar. Mas vão regressar para onde? Está previsto um parque de campismo para o Rossio? Talvez na praça da Figueira? A este inergumero nem lhe passou pela cabeça que talvez o que afasta as pessoas desta zona da cidade sejam os preços do imobiliário? Será que já viu o quanto custa uma casa nestas zonas? Realmente, fazer umas obras numas escolas… Você está lá! Por certo terá interesses imobiliários na zona, imagino que tenha adquirido uns imóveis e agora os queira valorizar. Compreendo.

Não se ouviu no entanto nenhuma palavra acerca de Lisboa ter dívidas que a colocam numa situação de falência, nem tão pouco de ter empregados a mais. O que importa e o que é difícil não interessa!

Sem comentários: