sexta-feira, janeiro 13, 2006

Última hora

"Eh pá, mas tu tás sempre a meter-te em trabalhos?! És pior que os putos pá!" - diz Jorge Sampaio para Sotto Moura. "Mas sr. presidente, a culpa não é minha. Queriamos só ver as contas telefónicas das figuras públicas para ver se alguém andava a telefonar para a Casa Pia, só isso!". O presidente leva as mãos à cabeça, passando as mãos pelos cabelos que já deixaram de lá estar, muitos até por causa desta figura.
- Mas diz-me lá o que faça contigo! Andei sempre a pôr panitos quentes cada vez que punhas o pé na argola e agora, estou prestes a sair, e tu sais-te com uma destas... obrigadinho pá - e espeta-lhe uma palmeda nas costas. Eu só quero é paz e sossego mas tu... não, sempre a azucrinar-me o juízo. Fazes ideia de quantos cabelos perdi por tua causa? Tens sorte se eu não fizer de ti exemplo, na minha última medida do mandato! Mas que ideia foi essa de andar a ouvir as conversas? Até do Jerónimo de Sousa? O que é que estavam à espera de ouvir? Recrutamento de comunistas na Casa Pia?
- Mas sr. presidente eu tenho a dizer que...
- Pá, não me digas mais nada, vou dormir sobre o assunto. Gira daqui!

Acho que a pretenção de fazer concursos trianuais na colocação sempre vai avançar. Os sindicatos de professores dizem que não é bom mas não vão levantar pó o que é estranhíssimo. Estas coisas dos concursos das olocações dos porfessores sempre esteve envolto em nebelina para mim e quanto mais me tentam explicar, menos eu pareço perceber. Numa opinião absolutamente leiga, acho que faz algum sentido. Dizem que vem trazer problemas aos professores que estão colocados em quadro de zona, pois não vão poder regressar tão facilmente à área de residência, e até se disse que era uma medida pouco democrática, incontitucional até. Acho que temos de começar por algum lado e um quadro de docentes mais estável numa escola só tráz vantagens. Só Deus é que escreve direito por linhas tortas!

Finalmente perceberam que nem só de médicos se faz a saúde! Perceberam que se tiverem dentistas, nutricionistas, psicólogos... nos centros de saúde as coisas poderamo melhorar. Acho que é uma conclusão mais que lógica, e não acho que se tenha descoberto a pólvora. A questão está: onde se vai buscar o dinheiro? É que se ele aparece é mau, pois quer dizer que estavam todos a dormir ou então (pior) tulhidos por interesses corporativistas. Uma coisa gira vai ser o novo sistema de remuneração do médicos: à cabeça! Está mais que provado, para as autoridades competentes não passamos de "live stock"!

Sem comentários: